quinta-feira, 23 de maio de 2013

18 DE MAIO
DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Nos dias 15 e 16, os alunos do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino assistiram a peça teatral “Em Defesa”, apresentada pelo Grupo de Teatro Ó-do-brogodó, da cidade de Ariranha. As sessões, duas por dia, foram realizadas na quadra poliesportiva da Escola Municipal “Cel. José Venâncio Dias”.

“O Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente: Abuso e Exploração Sexual, Pedofilia, Turismo e Tráfico de Crianças” foi o tema da palestra proferida pelo Investigador de Polícia, graduado em Direito e pós graduado em Direito Processual, Prof. Jairo Bertelli Francisco Gabaldi Pereira, da cidade de Votuporanga. A palestra, no dia 16, contou com a participação de vários profissionais da Rede Sócioassistencial do município, que lotaram o Auditório da Secretaria de Educação e Cultura.
(Fonte: www.colina.sp.gov.br)



ENTREGA DE UNIFORMES 2013





DIA DAS MÃES









COMEMORAÇÃO CÍVICA ALEGÓRICA
COLINA 87 ANOS
PARABÉNS!!!




O nascimento do Mal no mundo grego antigo e o mito da Caixa de Pandora.

             A caixa de Pandora é um mito grego no qual a existência dos vários males do mundo são explicados. Tudo começa quando Zeus, o deus de todos os deuses, resolveu arquitetar um plano para se voltar contra a ousadia de Prometeu – que entregara aos homens a capacidade de controlar o fogo. Para tanto, Zeus decide criar uma mulher repleta de dotes oferecidos pelos deuses e a oferece a Epimeteu, irmão de Prometeu.
          Ao aceitar Pandora, Epimeteu também ganhou uma caixa onde estavam contidos vários males físicos e espirituais que poderiam acometer o mundo. Desconhecedor do conteúdo, ele foi somente alertado de que aquela caixa não poderia ser aberta em nenhuma hipótese. Com isso, o artefato era mantido em segurança, no fundo de sua morada, cercado por duas gralhas barulhentas.
         Aproveitando de sua beleza, Pandora convenceu o marido a se livrar das gralhas que lhe causavam espanto. Após atender ao pedido da esposa, Epimeteu caiu em um sono profundo. Nesse instante, não suportando a própria curiosidade, Pandora abriu a caixa proibida para espiar o seu conteúdo. Naquele momento, ela acabou libertando várias doenças e sentimentos que atormentariam a existência do Homem no mundo. Zeus assim concluía o seu plano de vingança contra Prometeu.
         Logo percebendo o erro que cometera, Pandora se apressou em fechar a caixa. Com isso, ela conseguiu preservar o único dom positivo que fora depositado naquele recipiente: a esperança. Dessa forma, o mito da Caixa de Pandora explica como o Homem é capaz de manter-se perseverante mesmo quando as situações se mostram bastante adversas. 




E.M.E.F. “ Profª Suzel Polizelli Milani.






PROJETO MATA VIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BEBEDOURO
PALESTRANTE: RITA MENDONÇA


Diretoras e Professoras da Rede Municipal de Ensino de Colina
A professora Jacqueline Rosy de Angelis foi sorteada com um livro "Meio Ambiente e Natureza" de Rita Mendonça. Neste livro, a convergência de duas importantes áreas do conhecimento propicia uma interação de fundamental interesse para os leitores.
Em Meio Ambiente e Natureza, Rita Mendonça nos oferece suas impressões e descobertas feitas em sua caminhada desenvolvendo programs de aprendizagem com a natureza. Com uma abordagem sensível, ela vai aos poucos descortinando muitas das possíveis interpretações que podemos dar à natureza, e dos vieses que esta toma quando posta em relação com o Meio Ambiente. Finaliza o livro apresentando questões que nos despertem para o futuro que queremos criar para nós mesmos e para as gerações vindouras.

Este é o décimo terceiro título da série Meio Ambiente, lançamento do SENAC São Paulo que, pela mútua intervençao de disciplinas, analisa aspectos ecológicos essencias.
(Texto: Professora Jacqueline Rosy de Angelis)

quarta-feira, 22 de maio de 2013

DIA DO ÍNDIO
19 DE ABRIL
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas.
Neste dia ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenação de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.


DIA DA ÁGUA
22 DE MARÇO

A maior parte da superfície da terra é coberta por água.
A água forma os mares, oceanos, os rios e os lagos.
Existe água no corpo dos animais, nas plantas, embaixo do solo e no ar.
Os seres vivos não podem viver sem água.
Uma criança que pesa 40 quilos, por exemplo tem em seu corpo uma quantidade de água de aproximadamente 25 quilos.

 * COMPOSIÇÃO DA ÁGUA
A água é composta por dois gases: hidrogênio e oxigênio.
O Hidrogênio é representado pela letra "H" e o Oxigênio pela letra "O", fórmula química da água "H²O".

 * COMO PODE SER A ÁGUA
A água pode ser: potável, poluída e contaminada.
 - ÁGUA POTÁVEL: é boa para beber. É límpida, fresca e contém sais minerais. A  água pura é incolor (não tem cor), inodora (não tem cheiro) e insípida (não tem gosto).
 - ÁGUA POLUÍDA: é impura. ela contém dejetos humanos (fezes e urina), substâncias químicas, etc. A água poluída pode ter cheiro, gosto e geralmente é turva, isto é, tem cor escura.
  - ÁGUA CONTAMINADA: É impura. Ela contém micróbios. As pessoas ou animais que bebem a água contaminada ficam doentes.

 * PURIFICAÇÃO DA ÁGUA:  A água que usamos vem principalmente dos rios e das represas. A água dos rios muitas vezes está poluída e contaminada. Por isso, ela precisa passar por uma Estação de Tratamento para ser purificada. Depois de tratada, a água é levada para reservatórios e canalizada para as casas, fábricas, indústrias, etc.

 * ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA: A água é encontrada na natureza nos três estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso.

 * MUDANÇAS DE ESTADO DA ÁGUA:  É a passagem de um corpo de um estado físico para outro, ou seja, de sólido para líquido, de líquido para sólido, de líquido para gasoso ou de gasoso para líquido.

 * FUSÃO: solidificação, vaporização e condensação.

(Texto: Professora Jacqueline Rosy de Angelis)