domingo, 11 de outubro de 2009

Projeto KUNG FU - Prof. Gilberto Gonçalves

Gilberto Gonçalves, 33 anos, Graduação: Faixa Preta 1º. Dan. Iniciou os treinos em Li Tchuo Pa Kung Fu em 14/02/1998 é Instrutor da modalidade desde Novembro de 2001. Em Novembro de 2004 conquistou a graduação de faixa preta recebendo o titulo simbólico de professor de kung fu desta modalidade e em Novembro de 2007, conquistou a faixa preta 1º. Dan. Atualmente está se preparando para prestar novamente exame de graduação para conquistar a faixa preta 2º. Dan. É responsável pela formação, reciclagem e atuação do corpo de arbitragem da Federação de Wushu Kung Fu do Estado de São Paulo em todos os eventos promovidos por esta entidade. Responsável pelo Projeto Dragão Branco de Kung Fu que tem sua sede junto a sede social do Colina Atlético e também pelo Projeto Dragão Branco de Tai Chi Chuan no mesmo clube.
Está cursando “Técnico em Artes Marciais” pela Escola Ana Néri Famarp – Faculdade de Acupuntura e Massoterapia de Ribeirão Preto e o 1º. Ano da Faculdade de Educação Física pela UnB – Universidade de Brasília.

História do Kung Fu

O Kung-Fu é originário da China e nasceu da necessidade de sobrevivência dos antepassados na luta contra animais ferozes e contra inimigos.
Conta à lenda que certa vez, um monge chinês -Ta Mo - subiu numa montanha e se pôs a contemplar o movimento dos animais, as posições que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam dos ataques. Observando tais movimentos, desenvolveu um trabalho de adaptação desses animais para o homem, estruturando-os de acordo com as possibilidades físicas do homem. Assim nasceu o Kung-Fu, como chamam os ocidentais esta luta chinesa.
Esta arte marcial milenar vem orientando as pessoas, bem como ajudando os jovens a se direcionarem em disciplina e respeito com os colegas.
Hoje a realidade brasileira mostra uma arte marcial chinesa (Kung-fu), voltada para o bem estar físico e mental do praticante. Não há para o seguidor, na medida em que passa a conhecer o fundamento da doutrina, aspirações de ser um "lutador profissional", seu treinamento é voltado para o relaxamento da mente e o desenvolvimento corpóreo, atribuindo-lhe saúde e bem estar.
Principais Objetivos do praticante de Kung Fu:
Controle Físico: desenvolvimento da coordenação motora, força, resistência e flexibilidade, velocidade, ritmo, auxiliando no crescimento e ainda no controle do aumento e diminuição de peso.
Controle Emocional e Mental: proporciona maior segurança, tranqüilidade e controle das ações, desenvolvimento do raciocínio, dos reflexos, maior atenção e concentração mental.
Defesa Pessoal: muito rico em técnicas de defesas diversas, incluindo variadas técnicas de ataque que por sua vez só devera ser usada em legitima defesa.
Perfil a ser desenvolvido pelo praticante da Kung Fu:

• Firme de caráter, responsável, sincero, honesto e através da serenidade buscar conhecer a si próprio para viver em paz.
• Ser desprendido de valores, fiel e amigo, estando sempre disposta à solidariedade, mantendo harmonia entre justiça e força.
• Ser contra os princípios de violência e zelar pela moral e pelos bons costumes.
• Sempre usar da inteligência para manter uma postura ativa, oportuna e responsável.
• Não se deixar moldar pelas mentes de outras pessoas e estar sempre disposto ao aprimoramento intelectual.
• Ser assíduo e pontual.
• Não utilizar meios ilícitos e abusar da ganância para obter riqueza e valores morais, visto que o essencial da vida e ter saúde, amigos e principalmente viver em harmonia com a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário