quarta-feira, 1 de setembro de 2010

FOLCLORE - 22 de Agosto

Folclore é um conjunto de usos e costumes, folguedos, artes, técnicas, lendas, mitos, provérbios e adivinhações que expressam as maneiras de pensar, sentir e agir do povo. O governo, por meio do decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1975, instituiu um dia especial a comemoração do folclore: 22 de agosto. Essa data foi escolhida porque, em 1846, o cientista inglês Ambrose Merton (pseudônimo de Willian John Thoms) criou o vocábulo FOLKLORE, que siginifica: FOLK: povo, e LORE: conhecimento.
No Brasil, país muito rico em folclore, há diversas manifestações, principalmente festas religiosas. As festas religiosas carregadas do folclore são o Natal, a Sexta-feira Santa; são profano religiosas as festas do Divino e dos Santos padroeiros e, são festas profanas o Carnaval, a Festa da Apartação, a Festa da Primavera, etc.
A CULINÁRIA também entra no folclore com os pratos regionais: o prato Tucupi , do Pará; o Barreado, do Paraná e o Churrasco Gaúcho.
Em São Paulo, a canjiquinha paulista, a paçoca de carne (herança dos Bandeirantes, arroz-de-suã, o azul-marinho (peixada com bananas verdolengas, prato típico do litoral paulista), o pastel de angu, a sopa de milho verde com cambuquira, pé de moleque, pamonha, curau, etc. Também são conhecidos as lendas e mitos do saci-pererê, mula sem cabeça, iara - mãe d' água, boto e tantas outras.

LENDAS
MULA SEM CABEÇA
IARA
CURUPIRA
SACI

Nenhum comentário:

Postar um comentário