quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PROJETO DE BEM COM O PASSADO 4ª SÉRIE









SÍTIO ARQUEOLÓGICO DOS ÍNDIOS TUPI-GUARANI
Matéria de Arte, Profª Dilma, trabalho realizado com os alunos da 4ª série, com a colaboração da Profª. Sandra.
Apesar dos índios Tupiguarani serem a primeira etnia a ter contato com os europeus, sua história não foi muito bem documentada.
Sabe-se que eram povos que não conheciam a escrita, seminômandes e caçadores. Habitavam casas comunais de dez a dezenove famílias sendo que, caçavam entre si.
Alguns destes grupos praticavam antropofagia em rituais, depois colocavam os ossos em grandes panelas de cerâmicas invertidas sobre o solo.
No início eram conhecidos como carijós no Brasil, mas após a colonização passaram a ser chamados de Tupiguarani para designar a família que falava o dialeto Tupiguarani.
Na época da chegada dos estrangeiros, eles chegavam ao número de 1.5 a 2 milhões de pessoas.
Suas fontes de renda na idade contemporânea são, cestarias com taquara e cipó, estátuas em madeira, colares de sementes e plantios de sementes tradicionais.
OBJETIVO GERAL: tornar o aluno conhecedor de uma cultura que se encontra em declínio ao longo dos anos. Cultura esta que também tem grande valor histórico e de miscigenação, pois com o tempo, o homem branco passou a se relacionar intimamente com os índios, criando assim uma mistura de raça.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Suporte de madeira 90 x 70
- Terra
- Isopor
- Argila
- Tinta
- Fibra de Coqueiro
- Garrafas Pet
- Miniaturas de bichinho plástico
- jornal
- Pedregulhos
- Cola quente
- Cola Branca
PROCEDIMENTO: Os alunos tiveram aulas sobre arquologia e a história dos índios Tupiguarani assim como o estilo de suas pinturas. Em seguida assistiram a uma demonstração de esculturas com argila, depois fizeram vários utensílios imitando a técnia indígena que, depois de secas, foram pintadas com figuras geométrica e colodas sobre o suporte e dentro do mesmo trabalho, foi feito um Sítio Arquelógico representando achados de vestígios da história Tupiguarani. Na sequência, foi montado um cenário representando sua vida, como se todo que tivesse sido encontrado no sítio tivesse sido montado para uma exposição.
(Profª Dilma - Arte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário