sábado, 26 de novembro de 2011

DIA DO DENTISTA - 25 DE OUTUBRO

PROJETO: ”EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA”
A saúde começa pela boca, os dentes são importantes na mastigação dos alimentos, na fala, na estética e no convívio social. Além disso, uma infecção na boca pode causar várias doenças no nosso organismo.
A cárie e a inflamação da gengiva são provocadas pela PLACA BACTERIANA, que é composta por restos de comida que permanecem em contato com os dentes junto com as bactérias presentes na boca.
A cárie e a inflamação gengival trazem grande prejuízo à saúde e ao bem estar social das pessoas. Por isso, os dentistas da Prefeitura Municipal de Colina estão realizando um programa de PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL em escolares da rede pública de ensino, transmitindo conhecimentos sobre cuidados básicos para manutenção da saúde bucal.
Foi realizada em sala de aula uma experiência científica para que os alunos visualizassem o que acontece quando as bactérias se combinam com o açúcar e o amido presentes nos alimentos, formando a placa bacteriana. Quando essa placa bacteriana não é removida após as refeições, essas bactérias ou micróbios produzem ácidos e toxinas. O ácido ataca o dente provocando a cárie e a toxina penetra na gengiva que fica inflamada (inchada, bem vermelha e sangrando).
Essa experiência ajudou o aluno a se conscientizar da necessidade de realizar uma correta escovação e uso do fio ou fita dental após as refeições.
Dentes e gengivas saudáveis são importantes para manter a saúde do seu organismo.




Projeto desenvolvido pela cirurgiã-dentista:
Drª Glauce de Luna Freire Oliveira.
E.M.E.I.E.F. Profª Suzel Polizelli Milani




Nenhum comentário:

Postar um comentário