sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O Papel da Inclusão Digital na Gestão Escolar

Vivemos em um mundo cada vez mais dependente da tecnologia, hoje em dia observamos o uso desses meios quando vamos ao banco, agendamos uma consulta médica ou precisamos fazer uma pesquisa, entre outras coisas do nosso cotidiano. Temos observado que as pessoas estão cada vez mais sedo obrigadas a terem contado com as novas tecnologias, as crianças, por sua vez, não sentem grandes dificuldades em entender e fazer dessas tecnologias. Pois, de acordo com Montanaro (s.d.) “essa geração que nasce e cresce relacionando-se com as novas tecnologias: são os chamados nativos digitais.” Por outro lado, quem não está inserido nesse meio, sendo por vontade própria ou por não ter condições de adquirir essas tecnologias, estão ficando, cada vez mais, à margem da sociedade. Montanaro (s.d.) afirma que:
            A exclusão digital, ou a infoexclusão, portando, trata de uma característica muito particular de estar sendo inserida na rotina e no cotidiano social, independentemente de classe, etnia, religião, sexo ou tantas outras diferenças, tratando quem não se adéqua a ela como um estrangeiro deslocado. Ou seja, a sociedade em rede da qual se tem falado não é um fenômeno que se dá pela livre e espontânea vontade de todos os indivíduos do espaço comum, mas sim como uma nova ordem social que emerge enquanto alternativa as dinâmicas que se estabelecem em um mundo cada vez mais conectado, cada vez mais globalizado.
            Dentre essas novas tecnologias que vem surgindo na nossa vida, temos visto a disseminação da internet, que vem invadindo os lares, desde a década de 90, e encontrando na sociedade civil sua maior potencialidade. Como instrumento de se trocar informações com outras pessoas, em qualquer lugar do mundo, é muito mais fácil fazer o uso da internet, essa ferramenta nos ajuda a nos comunicar, mesmo a distância, em tempo real, facilitando a troca de informações. Segundo Montanaro (s.d.) “a internet, com uma velocidade impressionante, se transforma no grande canal que consegue interligar muitas pessoas ao mesmo tempo, sendo um espaço basicamente de muitos para muitos.” Neste sentido seu uso possibilita que a troca de informações aconteça com mais eficiência em um curto período de tempo. Então, em relação à educação, por que não usarmos essas novas tecnologias para estreitar os laços, ou discutirmos assuntos relevantes e nos comunicar com maior eficiência?
            De acordo com a afirmação de Montanaro:
O papel de um gestou educacional é absolutamente central nesse processo, assumindo a liderança no debate da comunidade escolar para que se encontrem caminhos de se inserir as tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem de forma contextualizada no projeto político-pedagógico. (MONTANARO,s.d.)
            Precisamos nos apropriar dessas novas tecnologias a fim de melhorar a qualidade do ensino nas escolas, seja como pais, professores, equipe gestora, comunidade ou alunos. É necessário encontrar um maior significado para uso dessas novas tecnologias, não somente usá-las por usar, mas visando sempre o bom serviço da instituição escolar, pois assim como toda a comunidade a escola deve estar dentro dos novos arranjos sociais e não lidar com sua clientela como se não precisasse se adequar as mudanças que vem ocorrendo no decorrer dos anos. Precisamos sempre pensar no que queremos da escola, e o que precisamos fazer para que ela seja exatamente do modo a atender as necessidades da comunidade. Precisamos dar significado ao uso dessas novas tecnologias seja em sala de aula, ou como meio de comunicação com os pais ou com a comunidade. Pois as novas tecnologias já estão disponíveis ao uso, agora é preciso saber quais são os rumos que tomaremos para sua utilização.

                                                                               
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MONTANARO, Paulo Roberto Montanaro – A Internet e a Inclusão Digital: Disponível em: http://www.cfge.ufscar.br/mod/resource/view.php?id=43956&subdir=/Material_Didatico_Principal. Acesso em 18 de novembro de 2014.

MONTANARO, Paulo Roberto Montanaro – Uma sociedade em rede Disponível em: http://www.cfge.ufscar.br/mod/resource/view.php?id=43956&subdir=/Material_Didatico_Principal. Acesso em 18 de novembro de 2014.


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